2.11.2008

Acção (exterior) imagens finais:


Acção ( interior) imagens finais:










Acção Growing the City_convocatória/reportagem:

___________________________________

http://jn.sapo.pt/2008/01/30/porto/eles_dar_regadores_numa_estacao_metr.html
___________________________________


Reportagem por Virgínia Alves.(Jornal de Notícias e Jornal Global_30/01/08)

Cruzar estações do metro, entrar e sair das diversas composições, mas com um regador na mão. É o desafio lançado por Manuela São Simão e João Pádua, responsáveis pelo projecto Growing the City, que mostrou uma nova face da estação de metro de Faria Guimarães, no Porto, desde o passado dia 7 de Dezembro.
A instalação desaparecerá da estação amanhã, mas os passageiros do metro estão convidados a participar, a partir das 20 horas, numa acção final. Basta para isso que compareçam no local e aceitem fazer alguns percursos com um regador na mão (um grupo de 30 pessoas).

"Queremos que as pessoas sintam e segurem o regador como qualquer outro utensílio de trabalho que todos os dias transportam", afirmou Manuela São Simão.

A iniciativa será fotografada pelo João Pádua e registada em vídeo por Ana Rita Ferreira. "Gostaríamos de dar continuidade à iniciativa, mostrando as fotos e os vídeos no metro", disse João Pádua.
O projecto visa "essencialmente chamar a atenção para a diversidade e a tolerância. Vamos regar a cidade de tolerância, essa pode ser a frase chave", sublinhou a autora.

Growing the City pretende ser uma acção que apela ao olhar crítico das pessoas sobre a cidade e sobre elas mesmas, "percebendo que a cidade pode crescer de outras formas, começando por aceitar as diferenças dos outros", sublinhou Manuela São Simão.

A escolha dos regadores acaba por associar-se à escolha da estação para desenvolver o projecto. "É uma estação árida, com iluminação indirecta e que tem a particularidade de ter dos lances de escadas para o exterior. Ao subir pode imaginar-se árvores, jardins, mas só se tem cidade, nada de verde. O regador pode, assim, ser um símbolo da água, essencial, da capacidade de crescer, como qualquer espaço verde. Foi também uma maneira de levar um pouco de verde para um espaço estéril ", frisou a autora do projecto. O Growing the City foi desenvolvido após um desafio lançado pela Empresa Metro do Porto à Escola de Belas Artes, para assinalar o 5.º aniversário da rede de transportes.

Manuela São Simão, licenciada em Belas-Artes, e João Pádua, fotógrafo, apresentaram o projecto e ganharam o concurso, podendo realizar a instalação na estação de Faria Guimarães (escolha dos autores).
"O orçamento inicial foi ultrapassado e ficou muito perto dos mil euros", recordou Manuela São Simão. Exposto a 7 de Dezembro de 2007, regadores e cartazes são retirados amanhã.

Os regadores andarão pelo metro.

________________________________

Acção: Growing the City


__________________________________

Projecto de Manuela São Simão e João Pádua

Data:
31 de Janeiro/08
Horário:
apartir das 20h
Ponto de partida/encontro: Estação de Metro de Faria Guimarães
_________

Descrição:
No seguimento do projecto Growing the City, patente na estação de Metro de Faria Guimarães até dia 31 (5ª feira), foi lançado o repto a quem se sentiu desafiado a participar na fase final deste projecto que culminau numa performance-acção.
Esta última intervenção consistiu na concretização daquilo que tinha sido até ao momento uma encenação/forte sugestão na qual um grupo de pessoas circulava pelo metro como transeuntes que regressavam a casa, vindos do trabalho ou da escola, mas com um elemento particular e comum a todos: seguravam na mão um regador, como se este se tratasse de uma ferramenta de trabalho.

Apenas foi pedido aos participantes que compareceram na referida estação, para acreditarem e segurarem com convicçao um regador.
Tentámos explorar a estranheza e efeito surpresa que poderia ser causado pela simples presença de um objecto sugestivo como este, numa estéril estação de metro.
Tratou-se, além de uma acção, de uma chamada-de-atenção que pretende concentrar o olhar crítico das pessoas sobre elas mesmas e, por conseguinte, sobre a cidade.

Para figurar nesta acção, os participantes apenas tiveram de comparecer às 20h do dia 31 (último dia da instalação) na Estação de Metro de Faria Guimarães.
Esta acção foi "documentada" através de registo fotográfico por João Pádua e registo vídeo por Ana Rita Ferreira.
_______________________________________

O projecto foi promovido e financiado pela empresa Metro do Porto no âmbito das comemorações do seu 5º aniversário:
http://www.metrodoporto.pt/pagegen.asp?SYS_PAGE_ID=834743&id=223